domingo, novembro 24, 2013

Acto de consagração do género humano a Cristo Rei

Com a Encíclica Quas primas, de 11 de Dezembro de 1925, o Papa Pio XI, sete anos após o fim da Grande Guerra e catorze anos antes da Segunda Guerra Mundial, instituiu a Festa de Cristo Rei.


H. Memling, Cristo rodeado por anjos músicos (porm.) (1480-81)

Escreveu Pio XI:
"Em virtude de Nossa autoridade apostólica, instituímos a festa de «Nosso Senhor Jesus Cristo Rei», mandando que seja celebrada cada ano, no mundo inteiro, no último domingo de Outubro, isto é, no domingo imediatamente anterior à Solenidade de Todos os Santos. Prescrevemos igualmente que, cada ano, se renove, nesse dia, a consagração do género humano ao Coração de Jesus, que já o Nosso Predecessor de saudosa memória S. Pio X ordenara se fizesse anualmente" (n. 30).
O último Domingo de Outubro, como data da Solenidade, permanece para o Calendário da Forma Extraordinária do Rito Romano. Com a reforma pós-conciliar, a Solenidade passou para o 34º Domingo do Tempo Comum, ou seja, o último Domingo do Ano Litúrgico, portanto, o domingo imediatamente anterior ao I Domingo do Advento.
O Enchiridion Indulgentiarum (Manual das Indulgências) apresenta este citado Acto de Consagração do género humano a Jesus Cristo Rei como oração enriquecida com indulgência plenária.
Em comunhão e em obediência a estes dois grandes Papas, rezemo-lo neste Domingo:
Ó dulcíssimo Jesus, Redentor do género humano, lançai sobre nós, humildemente prostrados na Vossa presença, o Vosso olhar. Nós somos e queremos ser Vossos. E a fim de podermos viver mais intimamente unidos a Vós, cada um de nós se consagra, espontaneamente, neste dia, ao Vosso Sacratíssimo Coração.
Muitos há que nunca Vos conheceram; muitos, desprezando os Vossos mandamentos, Vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao Vosso Sagrado Coração.
Senhor, sede Rei não somente dos fiéis que nunca de Vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos que Vos abandonaram; fazei que estes retornem quanto antes à casa paterna, para não perecerem de miséria e de fome.
Sede Rei dos que vivem iludidos no erro ou separados de Vós pela discórdia; trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que em breve haja um só rebanho e um só Pastor.
Senhor, conservai incólume a Vossa Igreja e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que de um pólo a outro do mundo ressoe uma só voz: louvado seja o Coração divino que nos trouxe a salvação, honra e glória a Ele por todos os séculos.
Amen.

1 comentário:

  1. Felicitações pelo seu 36ª aniversário de Ordenação Sacerdotal.
    Que Deus o ilumine para continuar a sua caminhada em Cristo.
    Bem haja, Padre José Manuel Ferreira dos Santos.
    Cordialmente,
    Célia Fonseca

    ResponderEliminar